Perguntas Frequentes

As cotas do FII HABITAT I são negociadas na B3 pelo código HBTT11. As cotas podem ser adquiridas no mercado secundário, por meio de uma corretora de valores credenciada na Bolsa.

Os FIIs são a combinação de recursos de investidores com o objetivo de aplicar em ativos relacionados ao setor imobiliário. Esses recursos são utilizados em diversos tipos de operações, tais como: aquisição de imóveis comerciais ou residenciais, rurais ou urbanos, construídos ou em construção; mas também para aquisições de títulos e valores mobiliários como: cotas de outros FIIs, Letra de Crédito Imobiliário – LCI e Certificado de Recebíveis Imobiliários – CRI. A HABITAT é focada em FIIs que investem em CRI.

CRI é um título de renda fixa usado como instrumento de captação de recursos financeiros com base em um lastro imobiliário, como por exemplo: financiamentos comerciais, residenciais ou construções. Somente as companhias securitizadoras estão aptas a emitir CRIs.

O CRI gera um direito de crédito ao investidor. Ele tem o direito de receber uma remuneração do emissor em forma de juros periódicos, além do retorno do principal investido.

Por ser um investimento de renda fixa, o investidor tem previsão do fluxo de caixa tanto das remunerações quanto das amortizações do título. O fluxo de pagamento é protegido pelo regime fiduciário que garante a segregação do risco do emissor. Caso a securititizadora tenha dificuldades financeiras, o investidor não será afetado.

A HABITAT tem um processo criterioso de aprovação dos CRIs que são adquiridos por seus Fundos, focando em CRIs com lastro em carteira pulverizada de recebíveis com confortáveis patamares de sobre garantia.

Isenção de Imposto de Renda: Em Fundos Imobiliários, investidores pessoas físicas estão isentas de pagamento de imposto de renda nos rendimentos mensais, desde que:

i. O investidor tenha menos de 10% do total das cotas de um único fundo.
ii. O fundo possua, no mínimo, 50 cotistas.
iii. As cotas do fundo sejam negociadas exclusivamente em bolsas de valores ou no mercado de balcão. A isenção é válida somente nos rendimentos períodicos. No momento em que o investidor decide vender suas cotas, incide uma cobrança de 20% de IR sobre o ganho de capital.

Investimento e Custos Mínimos: Fundos Imobiliários são acessíves a investidores de qualquer porte. Não é necessário desembolsar o valor total de um imóvel para se investir.

Liquidez: A negociação dos títulos de FIIs listados em bolsa acontecem diariamente e o investidor tem a liberdade de vender suas cotas quando desejar. Os preços de negociação são ditados pelos investidores que compram e vendem cotas diariamente no mercado, podendo ocorrer apreciações ou desvalorizações ao longo do tempo.

Diversificação: Com uma composição de carteira diversificada o risco do investidor diminui. No caso dos Fundos da HABITAT isto quer dizer diversas operações de CRIs em cada Fundo, com ampla diversificação geográfica e de incorporadores.

Gestão Profissional: Decisões de investimento são tomadas por um gestor especialista no mercado imobiliário, com recursos para alcançar com mais facilidade as oportunidades.